Você pode contar com a nossa ajuda para entender a Renegociação FIES 2025 e questões que se relacionam diretamente com o assunto. Então, se você quer saber mais sobre a renegociação, está lendo o artigo certo!
Como Fazer um Acordo com o Fies 2025?
Todo mundo está sujeito a imprevistos, de modo que pode haver dificuldades para pagar o compromisso do FIES. Desse modo, uma das possibilidades para quem está com o pagamento atrasado, é fazer um acordo.
Primeiramente, é necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal ou o aplicativo Fies Caixa. Então, é necessário fazer o login com seu CPF e senha.
Já na aba “Renegociação“, escolha a opção “Simular Renegociação” e informe o valor que você pode pagar mensalmente.
Em seguida, o sistema apresentará as opções de acordo disponíveis, com prazos de pagamento e taxas de juros. Para finalizar, escolha a opção que melhor se encaixa em seu orçamento e clique em “Solicitar Renegociação”. Claro, é muito importante ler com atenção o contrato para confirmar a sua solicitação.
Você também encontra outras opções de renegociação como, por exemplo, a amortização parcial. Esta iniciativa permite reduzir o saldo devedor da dívida mediante pagamento à vista de um valor mínimo específico no momento da contratação.
Há também a opção de pagamento à vista que permite quitar a dívida com descontos próximos de até 100% sobre os juros e encargos.
Como Conseguir o Perdão da Dívida do Fies 2025?
Existem alguns pontos no qual é necessário se enquadrar para ter o seu pedido de perdão de dívida aceito.
O primeiro pilar é estar inadimplente com o Fies há mais de 90 dias, de modo que é preciso ter renda familiar bruta mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo. Além disso, os alunos não podem ter o diploma de curso superior.
Para solicitar o perdão da dívida do Fies é feito online, no site do Ministério da Educação, de modo que o prazo para solicitar o pedido é de 31 de dezembro de 2025.
Vale mencionar que o perdão da dívida do Fies é um processo complexo e nem todos os inadimplentes são contemplados. Assim, é importante consultar os requisitos e o procedimento de solicitação antes de iniciar o processo.
Quando a Dívida do Fies Pode Ser Perdoada?
A dívida do Fies pode ser perdoada em algumas situações específicas, como:
- Morte do devedor: neste caso há a extinção em caso de morte do devedor;
- Invalidez permanente: a dívida do Fies pode ser perdoada se houver uma invalidez permanente que impeça o devedor de trabalhar;
- Transtorno mental: é possível ter o perdão em ocasiões de transtorno mental grave que impeça o devedor de trabalhar;
- Perdão da dívida por lei: o governo pode, por meio de lei, perdoar a dívida do Fies de determinados grupos de devedores.
Este é um processo que pode ter atualizações do governo, principalmente para conceder maiores descontos aos devedores. Por isso, é muito importante acompanhar o pronunciamento do governo, do MEC ou da Caixa Econômica Federal, para não perder uma oportunidade de renegociar a sua dívida.
Concluímos mais um artigo, e você está por dentro da renegociação FIES 2025! De todo modo, acompanhar a atualização do MEC e outros portais oficiais também é fundamental para estar ciente das últimas informações.