INEP Encceja 2023: Edital, Inscrições, Datas das Provas e Certificados

O INEP Encceja 2023 é um processo seletivo de relevância principalmente para aquelas pessoas que ainda não concluíram a escolaridade básica. Por conta disso, separamos informações sobre o edital, inscrição e datas das provas do INEP Encceja 2023.

INEP Encceja 2023
INEP Encceja 2023

Encceja

O Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que tenha a principal intenção de garantir diplomas aos aprovados. O foco é contribuir com a conclusão da Educação Básica levando em consideração o ensino fundamental e ensino médio.

As inscrições acontecem online através da página oficial do programa. Após a realização das provas, o aluno pode conferir o gabarito e o resultado no mesmo Portal.

✓ Veja também:

O programa surgiu em 2002 e teve uma ruptura no período em que o ENEM exercia a função de garantir certificado de conclusão do ensino médio aos alunos interessados.

Com a nova reformulação do Enem, o Encceja  oltou a ser o responsável pelo certificado. Veja mais detalhes e sabe como funciona o INEP Encceja 2023.


Quem pode participar do ENCCEJA?

Para participar das provas do Encceja 2023 é preciso realizar a inscrição e estar inserido nas regras do programa.  O cadastro é para alunos com idade mínima de 15 anos para aqueles que desejam o certificado do ensino fundamental e idade mínima de 18 anos para aqueles que desejam o diploma de ensino médio.

Imagem: Wikimedia

Para realização das provas é necessário apresentar o CPF e o documento de identificação com foto. Já aquelas pessoas que vão realizar o processo seletivo no exterior além do CPF precisam apresentar o número de passaporte.

As pessoas privadas de liberdade também tem direito a realização do INEP Encceja 2023.  A inscrição pode ser feita pelo responsável pedagógico. Vale lembrar que todos os inscritos independentes da categoria precisam responder um questionário socioeconômico no momento do cadastro.

Geralmente as provas acontecem no segundo semestre do ano: entre os meses de agosto e outubro.


Como são as provas do INEP Encceja? 

As provas do Encceja são compostas por 30 questões objetivas em cada turno, isto é, matutino: aplicação de provas de ciências naturais e matemática.

No período da tarde são aplicadas questões de língua portuguesa, língua estrangeira, educação física, história e geografia totalizando 60 questões no dia.  O aluno também precisa realizar uma redação valendo 10 pontos.

Imagem: Portal Encceja

O mesmo procedimento acontece para inscritos que desejam conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Médio. No matutino acontecem provas de Ciências da Natureza e Tecnologias e Matemática totalizando 30 questões.

Já no vespertino são aplicadas as provas de linguagens códigos e suas Tecnologias e ciências humanas totalizando 30 questões mais aplicação de uma redação. Confira mais informações sobre o  INEP Encceja 2023.

Quando começa o Encceja 2023?

Como mencionado acima, geralmente as provas acontecem entre os meses de agosto e outubro. No  último calendário as datas foram:

  •  Provas regulares: 28 de Agosto;
  •  Provas no exterior: 18 de Setembro;
  •  Prova no exterior PPL:   19 de setembro, 30 de setembro;
  •  Prova PPL: 11 e 12 de Outubro.

 Continue acompanhando e veja como se inscrever nas provas.

✓ Veja os temas de mais destaque do site:


Como se inscrever no INEP Encceja 2023?

A inscrição para o Encceja 2023 acontece através do portal no qual também disponibiliza o edital para acesso dos Estudantes.

A principal função do edital é transferir informações aos alunos referentes ao processo seletivo assim como datas e cronograma ou o que levar no dia da prova disciplinas.

Também é possível saber como se dá a correção das provas, a depender de cada modalidade. Para se inscrever basta seguir o passo-a-passo abaixo:

Imagem: Portal Encceja
  • Faça o login ou realiza o cadastro se for primeiro acesso ;
  • Insira as informações e responda o questionário sócio-econômico;
  • Realize o envio dos dados.

 Para mais informações sobre as provas do INEP Encceja 2023, continue acompanhando o Portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

INEP Encceja 2023: Edital, Inscrições, Datas das Provas e Certificados

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.