Quem fez a prova neste ano, já pode solicitar o certificado do Encceja 2022! Com ele, os participantes do exame comprovam a conclusão do ensino regular e podem até prestar vestibular para ingressar no Ensino Superior. A seguir, confira os detalhes:
Certificado do Encceja 2022
A princípio, os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, já podem solicitar a confecção do certificado do Encceja 2022 a partir da publicação dos resultados.
Nesse sentido, os campos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) terão 45 dias para emitir o documento, a partir da data de solicitação. Não há prazo determinado para solicitar o certificado ou declaração do Encceja.
Além disso, os resultados do exame já estão disponíveis no site oficial do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na área do participante.
Desse modo, os participantes que foram aprovados no exame e que cumpram os requisitos previstos no item 2 do edital do IFRR (recentemente lançado) já podem iniciar o processo de solicitação, diretamente no site oficial.
Como forma de facilitar o processo, foi disponibilizado um tutorial indicando o passo a passo para a obtenção do documento.
Atualmente, o programa Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade prevista na legislação. As provas aplicadas avaliam as competências, habilidades e saberes adquiridos.
Então, com os resultados, é possível obter no IFRR, de forma totalmente gratuita, o Certificado do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência relacionada às áreas de conhecimento avaliadas pelo exame.
Outras orientações sobre o procedimento de solicitação do certificado do Encceja 2022 ou da declaração em um dos campi do IFRR podem ser obtidas acessando a área do Encceja no portal do IFRR, onde constam as informações completas sobre a certificação.
Certificado ou Declaração
A princípio, o certificado do Encceja 2022 do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência, feita com base nos resultados do exame, são possibilidades oferecidas às pessoas maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio em idade própria.
Além disso, o exame também contempla pessoas que foram privadas da liberdade ou estejam em medidas socioeducativas.
Desse modo, é emitida a Declaração Parcial de Proficiência para o participante ou a participante que conseguiu atingir a pontuação mínima necessária em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja, que corresponde ao atual ensino médio.
Enquanto isso, o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é a certificação total emitida para o participante ou a participante que conseguiu cumprir todos os componentes curriculares nas áreas avaliadas no exame.