Os participantes que consultam o Edital do Encceja 2024 ficam por dentro de todos os detalhes deste programa. A seguir, vamos falar sobre este documento, como encontrá-lo e o que é possível conferir, como os cronogramas, e o processo de inscrição.
O que é o Encceja 2024?
Desde 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), vem avaliando milhares de pessoas todos os anos. Sua finalidade é a avaliar estudantes que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio nos anos esperados.
Desse modo, como apresentado, “o Encceja é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação” (GOV). Além disso, a prova atende quatro grupos diferentes, contando com quatro aplicações diferentes, que são:
- Encceja Nacional para residentes no Brasil;
- Encceja Nacional PPL;
- Encceja Exterior;
- Encceja Exterior PPL.
As aplicações identificadas com PPL, se destinam às pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. Assim, o Encceja Exterior PPL, atende a brasileiros que vivem sob estas condições, mas fora do país.
Principais regras do Encceja
Se destaca a regra referente à idade mínima para participar do exame. Assim, é necessário ter 15 anos completos até o dia da prova para ensino fundamental. Por outro lado, para a prova do ensino médio o estudante precisa ter 18 anos completos.
É possível conferir todas as obrigações dos candidatos no item 11 do edital. Portanto, para obter aprovação na prova do Encceja 2024, o aluno precisa atingir uma média mínima de 100 pontos por prova. Além disso, a nota mínima aceitável na redação é de 5 pontos, que deve ter mais de que cinco linhas de texto.
Alunos que não apresentarem justificativa de ausência na edição de 2023, ou que não teve a justificativa aprovada, precisa ressarcir o Encceja no valor de R$ 40,00.
Inscrição no Encceja 2024
Para quem não tem que justificar ausência, ou teve sua justificativa aprovada, a inscrição é gratuita. Assim, basta acessar o endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja.
De acordo com a sua situação, escolha a opção disponível entre justificar a ausência, acompanhar sua inscrição ou recuperar a senha. Ao fazer sua inscrição, é necessário continuar com o acesso da conta gov.br, ou seja, CPF e Senha do sistema.
Cronograma Encceja 2024
Todas as etapas do Encceja têm uma data pré-estabelecida e que fica disponível no Edital, desse modo, você pode conferir tudo em um documento online. Para a próxima edição é necessário ficar de olho nas seguintes datas e eventos:
- 3 de abril a 14 de abril ─ Justificativa de ausência;
- 24 de abril ─ Divulgação do resultado;
- 22 de maio a 2 de junho ─ Período de inscrição;
- 22 de maio a 9 de junho ─ Ressarcimento;
- 22 de maio a 2 de junho ─ Solicitação de Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social;
- 27 de agosto ─ aplicação dos exames para ensino fundamental e ensino médio.
As provas do Encceja 2024
Para conseguir a sua certificação, os alunos interessados precisam passar por provas objetivas. Elas, contudo, abrangem as áreas de conhecimento do ensino fundamental e médio. Ao todo, são quatro provas, de modo que cada uma delas é composta por 30 questões de múltipla escolha.
As áreas de conhecimento avaliadas no Encceja para o ensino fundamental são:
- Prova 1: Ciências Naturais;
- Prova 2: Matemática;
- Prova 3: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- Prova 4: História e Geografia.
Uma observação: “O participante que optar pela área de conhecimento Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física fará, além da parte objetiva, uma prova de Redação.
Para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.”
Fonte: GOV
Portanto, para os participantes que buscam o certificado de ensino médio, as áreas avaliadas são:
- Prova 1: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Prova 2: Matemática e suas Tecnologias;
- Prova 3: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Prova 4: Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Por fim, como está disposto no Edital, as provas terão 4 horas para a conclusão durante o período matutino (que abrange as duas primeiras provas). Enquanto as provas aplicadas à tarde terão 5 horas de duração.