Ao usufruir do Financiamento Estudantil, você deve ficar atento à taxa de juros FIES 2023. Conforme a modalidade do financiamento, os beneficiários poderão pagar a taxa de juros FIES 2023 ou não. Hoje, vamos te mostrar como tudo funciona.
FIES 2023
O FIES está disponível para os candidatos que possuem o perfil exigido, se esse é o seu objetivo, então, fique atento as taxa de Juros FIES 2023.
O Financiamento é oferecido para instituições privadas, pois é um empréstimo estudantil onde você irá obter durante os períodos do curso escolhido.
✓ Veja mais informações sobre o FIES:
Criado pelo Governo em 1999, através do FIES milhões de pessoas conquistaram o ensino superior. Para concorrer a uma vaga do Financiamento, você deve fazer a prova do ENEM nas seguintes condições:
-
- Tirar 450 pontos na prova;
- Não zerar a sua redação;
- Possuir renda familiar de até 3 salários mínimos.
O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.
Fonte: acessounico.mec.gov.br
Modalidades e taxa de juros FIES 2023
Atualmente, o FIES conta com duas modalidades de financiamento, sendo assim, você escolher entre:
-
- FIES (100%);
- P-FIES (50%).
Os perfis de candidato da modalidade FIES são pessoas que possuem renda familiar de até três salários mínimos, veja se esse perfil se encaixa com o seu.
Na modalidade P-FIES, o estudante poderá ter renda bruta mensal de até cinco salários mínimos. Nesse caso, o Financiamento Estudantil será concedido de forma parcial, ou seja, cobrindo 50% da mensalidade do curso.
Para cada tipo de financiamento, existe um tipo de juro. Confira mais a seguir.
Como funciona a taxa de juros FIES 2023
A taxa de juros do FIES 2023 não acompanha as duas modalidades, por isso, é importante conhecer as regras.
Aquelas pessoas que possuem até três salários mínimos por pessoa em sua casa não pagará juros do FIES, pois, estará na modalidade do financiamento total.
Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.
Fonte: Acesso Único
Durante todo o curso, você pagará uma mensalidade trimestral ao FIES de até R$150,00. Esse valor a ser pago é referente aos juros incidentes do Financiamento Estudantil.
Ao concluir o curso, o beneficiário terá um período de carência de 18 meses, ou seja, um ano e seis meses para começar a pagar as mensalidades do empréstimo.
Atenção: O recurso de carência do FIES só deve ser utilizado se ao concluir o curso o estudante estiver sem renda para quitar o empréstimo, fique atento!
Fases do FIES 2023
Ao conseguir uma vaga no FIES, você ainda precisará passar por três fases no processo.
-
- Utilização: Haverá o pagamento do juros para quem usufrui o P-FIES;
- Carência: Tempo de 18 meses sem pagar o empréstimo, assim, você pode conseguir uma estabilidade financeira para começar os pagamentos;
- Amortização: Momento em que as parcelas serão definidas. A mesma varia conforme o curso escolhido.
Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].
Fonte: sisfiesportal.mec.gov.br
Para conhecer melhor como o Financiamento irá funcionar para o curso escolhido, faça uma simulação!
Acesse o portal do FIES para simular o valor do empréstimo, assim como as suas parcelas.
✓ Não deixe de conferir:
É importante ficar bem informado sobre o FIES, além disso, você deve entender o valor que precisará pedir no empréstimo para cobrir o curso escolhido.
No momento de preencher a vaga do FIES, escolha bem o seu agente bancário, pois, ao concluir o curso o pagamento será realizado através dele.