O governo está disponibilizando descontos na dívida do FIES para alguns brasileiros. Nesse sentido, a medida tem como objetivo ajudar e incentivar os participantes do programa a pagarem em dia as parcelas do Financiamento Estudantil.
Descontos na dívida do FIES
A princípio, está em tramitação no Senado, o Projeto de Lei 2.491/22, de autoria do senador Wellington Fagundes, que autoriza a concessão de descontos para estudantes com parcelas pagas em dia do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).
De acordo com o texto do PL, os beneficiados pelo programa que pagarem em dia o financiamento durante a vigência do contrato, poderão receber maiores descontos na dívida do FIES.
Nesse sentido, esses descontos são somente para pontualidade e a medida tem como objetivo reconhecer o mérito para estes estudantes que se mantiveram adimplentes com seus débitos.
Veja também: FIES: Homem que devia R$70 mil pagou a dívida com R$5,8 mil; veja como renegociar
De acordo com Fagundes, a recuperação de crédito para alunos inadimplentes é justa. Porém, é justo reconhecer o mérito daqueles que pagam o financiamento em dia, e ressalta que a medida ajuda a estimular o pagamento atualizado da dívida.
Além disso, o estudante que queira renegociar a dívida pelo FIES deve entrar em contato com a Caixa Econômica Federal (CEF) ou com o Banco do Brasil (BB) para registrar a solicitação. Estas são as duas únicas instituições financeiras responsáveis por gerenciar o empréstimo estudantil.
Desse modo, a renegociação da dívida pelo FIES precisa ser solicitada até o dia 31 de dezembro de 2022. Ambas as instituições financeiras realizam todo o procedimento de modo 100% digital através do aplicativo para celular.
Como forma de acelerar a renegociação de dívidas do Fies, o Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica lançou o aplicativo Fies Caixa. Além das próprias negociações, a plataforma também oferece a consulta aos principais dados do contrato.
Assim, fica fácil o estudante ter acesso aos descontos na dívida desse programa estudantil e também monitorar sua situação contratual.
Como renegociar as dívidas do Fies:
Se você deseja saber como solicitar a renegociação pelo app, basta seguir as orientações abaixo:
Ao abrir o aplicativo, o estudante precisa escolher a opção “Renegociação FIES” e seguir os passos abaixo:
- Verificar se o contrato está apto para renegociação;
- Conferir os dados do contrato;
- Simular os tipos de renegociação disponíveis;
- Confirmar os dados da renegociação;
- Aceitar o termo aditivo e aderir à renegociação;
- Emitir o boleto de entrada.
Além disso, é importante ressaltar que a renegociação será efetivada somente após o pagamento da primeira parcela. O aplicativo fornece outros serviços. No campo “Meu Fies”, o estudante pode verificar um resumo dos dados do contrato.
A opção “Boleto” permite a visualização e a geração do formulário das parcelas em aberto. No botão “Perfil”, aparecem os dados cadastrados no Fies.
Por fim, quem está com atraso superior a 360 dias, mas com a data prevista para quitação do contrato inferior a cinco anos de atraso, o desconto é de 92% no valor consolidado da dívida.
Além disso, os estudantes precisam estar inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021. O saldo remanescente também pode ser amortizado em 15 prestações.