A abertura de vagas no programa Jovem Aprendiz Correios 2023 era um dos momentos mais aguardados por muitos jovens brasileiros e finalmente chegou! Os Correios disponibilizaram 4.382 vagas espalhadas em todo o Brasil para aqueles que desejam fazer parte do programa Jovem Aprendiz 2023 e terem sua primeira experiência profissional.
Vagas abertas para Jovem Aprendiz Correios
As inscrições já estão abertas a partir desta segunda-feira (27) e ficarão disponíveis até as 23h59 do dia 21 de abril.
Os estudantes aptos a participarem são aqueles que possuem idades entre 14 e 21 anos completos até o momento da contratação e que estejam cursando pelo menos o 9º ano do Ensino Fundamental.
Vale destacar que 10% do total de vagas estarão reservadas exclusivamente para candidatos com deficiência, enquanto que 20% serão exclusivas para aqueles autodeclarados pretos e pardos.
Os aprovados assinarão um contrato de trabalho que terá duração mínima de 12 e máxima de 24 meses. Além disso, ainda terão direito a uniforme, vale transporte, vale refeição ou alimentação e receberão o valor de salário-mínimo-hora conforme o piso salarial de cada estado.
Como ser jovem aprendiz nos Correios?
O processo de inscrição é bem simples e gratuito. Basta acessar o site dos Correios e buscar pela aba “Acesso à Informação”, localizada no campo superior direito da tela. Depois disso, clique na opção “Servidores” para abrir uma nova página. Por fim, é só procurar pela opção “Outras Informações” e clicar em “Concursos Públicos”.
O resultado será divulgado no site oficial dos Correios em até 75 dias corridos depois que as inscrições forem encerradas. Os candidatos terão um período de 3 dias úteis para entrarem com recursos, contando a partir do primeiro dia útil após a divulgação do resultado.
Carga Horária de trabalho
É preciso que o candidato ao Jovem Aprendiz Correios esteja disponível para cumprir uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, que serão distribuídas em 4 horas diárias, durante cinco dias da semana.
Dentre as tarefas a serem realizadas, além do trabalho diretamente nas agências dos Correios, os estudantes ainda participarão de atividades teóricas para serem capacitados, conforme está previsto em lei.
Processo seletivo terá mais de uma fase
O processo de seleção dos Correios Jovem Aprendiz passará por duas fases de caráter eliminatório, sendo que a segunda é comprobatória.
Conforme prevê o edital, a primeira fase, deverá considerar a somatória de pontos, que avaliarão os seguintes itens:
- Idade;
- Instituição de ensino onde o candidato estuda;
- Participação em programas sociais.
- Renda familiar mensal;
Já a segunda fase exigirá que os candidatos comprovem todos os requisitos declarados e façam exame pré-admissional.