Ao adquirir o financiamento, é muito importante que você entenda o que acontece se não pagar o FIES. Obviamente que o empréstimo deve ser quitado, então, o que acontece se não pagar o FIES são consequência da dívida, além disso, poderá perder o curso.
Financiamento Estudantil
Obter o Financiamento Estudantil é o sonho de muitas pessoas de baixa renda, pois, o FIES paga todas as mensalidades do curso, atuando com empréstimo.
O programa é excelente para quem deseja estudar em uma faculdade privada, além disso, conta com duas categorias, são elas:
- FIES total, pagando toda a mensalidade do curso e com juros zero;
- FIES parcial, pagando 50% da mensalidade do curso escolhido.
Cada modalidade possui a sua regra socioeconômica, basta analisá-las para saber em qual categoria se encaixa.
✓ Veja mais informações sobre o Financiamento Estudantil:
Quem pode concorrer às vagas do FIES?
Poderá se inscrever no FIES aquelas pessoas que cumprirem com os requisitos do programa, são eles:
- Receber 1,5 salários mínimos mensalmente para a modalidade total ou até 3 salários mínimos, per capta, para a modalidade parcial;
- Tirar no mínimo 450 pontos no ENEM;
- Tirar nota maior que zero na redação do ENEM;
- Se inscrever dentro do prazo, através do portal oficial “Acesso único”.
Agora, não perca a sua oportunidade e participe das inscrições do FIES.
O que acontece se não pagar o FIES?
A gente vai te mostrar agora, as consequências de não pagar o FIES. Porém, lembre-se que a dívida deve ser quitada, ou você terá consequências.
É verdade que se você terminou o curso e colou grau o Governo Federal não vai te tirar essa conquista, no entanto, a dívida existe e deve ser paga.
Por isso, ao ter uma dívida com o FIES, o seu novo irá para a lista de inadimplentes do Serasa. As consequências do nome do Serasa são:
- Não ter acesso a outros financiamentos;
- Outra consequência é não ter o direito de comprar a prazo nas lojas;
- Não poderá adquirir em seu nome: imóveis ou automóveis;
- O inadimplente não poderá fazer cartões de crédito.
Evite estresse e faça um novo acordo com o banco para quitar o valor do FIES! Saiba que desistir do curso não muda o fato de tê-lo financiado, por isso, o contrato do FIES será cancelado, mas o valor deve ser quitado.
✓ Descubra também:
Para evitar o constrangimento de uma dívida aberta, ao cancelar o contrato inicie o pagamento do empréstimo, pois, você irá pagar até o período que estudou.
Como negociar a minha dívida do FIES?
Para negociar a dívida do FIES você deve saber qual o valor dela, assim, poderá entrar em negociação com o banco.
Através desse recurso, você terá a oportunidade de ajustar o valor a ser pago e a quantidade de mensalidades para quitá-lo. O pedido de renegociação acontecerá inicialmente no site do SisFies, em seguida, você deve ir até a agência bancária.
Os documentos exigidos para a renegociação da dívida do FIES são os seguintes:
- Comprovante de residência;
- RG;
- Documento de Regularidade para Alongamento de Amortização;
- CPF;
- Comprovante de renda do fiador;
- Declaração de inexistência de ação judicial.
Basta levá-los até o banco credor e resolver como pagará a dívida.
O Comitê Gestor do FIES publicou a Resolução n° 51, de 21 de julho de 2022, regulamentando a Lei 14.375 e apresentando os novos parâmetros para a renegociação dos contratos FIES. De acordo com o estabelecido na norma as adesões serão realizadas no período de 01 de setembro de 2022 a 31 de dezembro de 2022.
Fonte: caixa.gov.br
Quanto tempo caduca dívida FIES?
Após um tempo de 5 anos a dívida do FIES não irá prescrever, mas, o seu nome ficará na lista de inadimplentes do Serasa. Afinal, isso é o que acontece se não pagar o FIES.
Pror fim, nós te aconselhamos a pagar a dívida, basta fazer uma renegociação e iniciar o pagamento das parcelas mensalmente.