Quem já tem Graduação pode se Inscrever no SISU?

Pensando em fazer um novo curso em uma instituição pública?! Nesse caso, você precisa saber se quem já tem graduação pode se inscrever no SISU. Afinal, o programa possui regras básicas, por isso, hoje vamos te mostrar se quem já tem graduação pode se inscrever no SISU de uma vez por todas.

Quem já tem Graduação pode se Inscrever no SISU?
Quem já tem Graduação pode se Inscrever no SISU? (Imagem: Pexels)

O que é o SISU?

Sistema de Seleção Unificada (SISU) é para todas as pessoas que buscam conquistar a graduação na universidade pública, mas, seguindo as normas do programa.

O SISU é gerido pelo MEC, por isso, a oferta das vagas são pensadas conforme a capacidade de cada instituição. Mas, para participar da seleção, você precisa fazer a prova do ENEM.

✓ Veja como ingressar no SISU:

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Fonte: acessounico.mec.gov.br

As inscrições do SISU acontecerão em um portal exclusivo, por isso, é necessário ter internet para participar. Além disso, o candidato deverá responder um questionário socioeconômico, assim, o SISU saberá em qual modalidade de vagas o seu perfil se encaixa.

Existem no total, duas modalidades de vagas, são elas:

  • Ampla concorrência: para todas as pessoas que não tem o perfil de cotista;
  • Cotas: para candidatos com perfis específicos, como por exemplo: indígena, com deficiência, negros e outros.

Quantas vezes eu posso usar o Sisu?

As vagas do SISU são divididas em duas modalidades, além disso, cada curso irá oferecer uma quantidade específica de vagas, pois, é levado em consideração:

  • A quantidade de turmas para cada curso;
  • A capacidade das salas de aulas, conforme os cursos.
Imagem: Pexels

Para garantir a vaga, basta se sair bem no ENEM e ter uma nota maior que a nota de corte, assim, poderá ter mais chances de conquistar a vaga do curso que deseja.

✓ Veja como conseguir uma segunda chance no SISU:


Regras do SISU

Antes de saber quem já tem graduação pode se inscrever no SISU, você precisa conhecer as regras básicas do programa.

Imagem: Pexels
  • Os candidatos deverão realizar a prova do ENEM, mas não precisa ser do ano anterior, você pode usar a nota do ENEM desde a versão de 2010;
  • A nota do ENEM deve ser igual ou superior a 450 pontos;
  • O candidato não pode tirar zero na redação do ENEM;
  • Você não pode ter realizado a prova do ENEM como treineiro.
Seguindo as regras de forma correta, você poderá concorrer a uma vaga do SISU. Leia a Legislação do programa, clique aqui.

Quem já tem graduação pode se inscrever no SISU?

Afinal, quem já tem graduação pode se inscrever no SISU?! Você não precisa perder essa oportunidade, pois, quem já possui um curso pode concorrer às vagas do SISU.

Quem já tem Graduação pode se Inscrever no SISU?
Imagem: Pexels

Apenas na condição de treineiro ao fazer a prova do ENEM, o candidato não poderá concorrer às vagas do SISU.

Mas, se você fez um curso de graduação em outra instituição e deseja participar do SISU, basta fazer o ENEM e ficar atento ao período de inscrição.

  • As inscrições ficarão disponíveis do dia 28 de julho a 01 de junho.

Acesse o portal “Acesso único” para se inscrever com os dados Gov.br, caso não seja cadastrado no portal, basta clicar na opção para criar um cadastro. Assim, você poderá fazer a inscrição e selecionar duas opções de cursos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.